Porque as pessoas roem unhas? Quem não tem este hábito/vício não vai entender, mas a verdade é que roer unha é uma delícia, quem rói ou já roeu (como eu) sabe bem o que eu estou falando, basta ficar sozinho, ansioso, preocupado, nervoso ou ver TV e lá vem a vontade incontrolável de roer as unhas, muitas vezes até sangrar, tem gente que rói até as unhas os pés.
Esta prática, conhecida como onicofagia, é prejudicial a saúde, pois o organismo pode sofrer com os vírus, bactérias ou fungos ingeridos e há riscos de desgastar o esmalte dos dentes. Esteticamente também é vergonhoso e não ajuda nada a autoestima, principalmente para as mulheres. Não é nada fácil parar de roer as unhas, mas o primeiro passo é decidir, após a decisão é preciso ter força de vontade, paciência e persistência. E para isto podemos seguir algumas dicas.
1- Invista na base
Homens e mulheres podem usar base fortalecedora, que como o próprio nome diz, deixa as unhas mais fortes e cuidadas. Mas pra quem não resiste a uma “roidinha” existe no mercado também algumas bases com gosto ruim, especificas para quem quer parar com o hábito. Todas as vezes que colocar a unhas na boca vai ter que enfrentar o gostinho, isto vai fazer com que se lembre da sua meta.
2- Faça as pazes com a manicure
Fazer as unhas ajuda bastante. Manter as unhas feitas e pintadas, principalmente de cores escuras é um grande incentivo para que as mulheres parem de roê-las. Você olha para as unhas ” tão lindinhas” e não consegue roê-las. Rsrs O máximo que pode acontecer é você tirar o esmalte com os dentes.
3.Unhas postiças
Você pode escolher a cor que quiser, com ou sem decoração, mas atenção, usar unhas postiça requer cuidado, sejam elas compradas prontas ou moldadas. A aplicação constante pode alterar a estrutura das unhas e deixá-las fracas e até causar infecções. Então o ideal é não abusar.
4.Extravase a ansiedade
Que tal ler um livro, ver um filme, dar uma olhada aqui no blog? Tudo isto vai prender a sua atenção enquanto você esquece das unhas. Outra boa opção é praticar exercício físico que ajuda também a controlar a ansiedade.
O importante mesmo é manter o foco, muitas vezes a vontade vai ser QUASE incontrolável, mas mantenha-se firme e pense nas unhas lindas que estão crescendo.
Beijos e até a próxima!
0 Comments