Cabelos Oleosos
A oleosidade é um problema que atinge a maioria da população, deixa os cabelos com aspecto feio, pesado e pode provocar queda quando não é controlada. O problema não está relacionada à estrutura do cabelo e, sim, à glândula sebácea, que fica localizada entre o fio e o couro cabeludo. É ela quem produz óleo, em pequena ou grande quantidade. Esse óleo serve para proteger o couro e lubrificar o fio. Em excesso, ele acaba prejudicando o couro cabeludo, provocando dermatite seborreica, que gera a caspa.
Nos lisos, o problema parece ser maior, porque a oleosidade escorre mais facilmente, a cantora Britney Spears é um de nossos exemplos, de vez em quando e clicada com os cabelos pesados e com aspecto de sujo por conta da oleosidade. O que pode acontecer mesmo para quem tem cabelo cacheado e não abre mão de escovar.
Mas cabelos grossos e cacheados também podem sofrer com o problema. A diferença é que as ondas e o frizz impedem que o sebo seja espalhado pelo comprimento dos fios, então ele se concentra na raiz. Eles são oleosos na raiz e seco nas pontas.
Controlando a oleosidade
Mesmo a oleosidade sendo um fator genético, se este for o seu caso, evite alguns hábitos que possam aumentar o problema:
- Secador quente muito próximo ao couro cabeludo;
- Banho com água muito quente
- Fricção frequente com escovações muito fortes;
- Ingestão de gordura animal
- Má alimentação
- Fatores psicológicos como estresse, ansiedade e depressão
Conhecendo nosso cabelo fica bem fácil de cuidar não é menina?
Fonte: Revista Cabelo&Looks
0 Comments