Vamos de make meninas!
A base é uma das partes mais importantes do processo da maquiagem. Uma pele com aparência natural, com um viço bonito e homogêneo é resultado da união de uma boa base e uma técnica correta de aplicação.
A base quando aplicada demais é o quesito que mais fica em evidência, e vamos combinar que fica nada gatinha! Uma vez participei de uma oficina de make e a consultora falou que se você tiver usando base e uma pessoa perguntar que base você tá usando…corra para o banheiro mais próximo e lave o rosto (rsrsrsr). Ou seja, a base foi feita para não aparecer, por isso procure exatamente o tom ideal da sua pele.
A minha base preferida é a Bronze 1 da Mary Kay.
Quando você aplica pouca base ou não espalha bem o acabamento da maquiagem não fica legal e pode comprometer o resto do processo, como aplicação do blush por exemplo. Por isso, a aplicação adequada do produto é quase tão importante quanto a aquisição de uma base de boa qualidade e que seja a ideal para o seu tipo de pele. Tenho sempre o cuidado de espalhar bem a base e deixar o acabamento o mais discreto possível!
Vamos listar algumas dicas importantes para que não haja falhas!
Passo a passo:
- Antes de aplicar a base, indica-se limpar a pele e tonificá-la com um hidratante leve;
- Comece a aplicação na testa, vindo do meio das sobrancelhas puxando levemente para cima até atingir toda a área da testa;
- Depois, aplique com movimentos leves em toda a área do olho;
- O próximo passo é aplicar no nariz, vindo de cima para baixo e depois da mesma maneira ao redor da boca e no queixo;
- Em seguida, aplique a base nas bochechas, puxando do meio do rosto para fora, sempre com movimentos leves que simulam o levantar do rosto.
- Se você aplicou com pincel, a sugestão é dar leves batidinhas com uma esponja para finalizar.
Aplicando base com os dedos
Essa aplicação não tem muito segredo. Basta pegar um pouco de produto na mão e ir espalhando na mesma ordem que citamos acima, vindo de cima para baixo na parte central do rosto e depois horizontalmente do centro para fora na parte das bochechas. O legal de usar os dedos é que você pode massagear a pele ao aplicar o produto, garantindo uma aplicação bem homogênea e um resultado mais suave e natural.
Ponto positivo: é prático e rápido, fácil de lavar e não custa nada.
Ponto negativo: a oleosidade da mão transfere um pouco para o rosto e se a maquiagem for à prova d’água, pode ser meio chato para removê-la da mão.
Aplicando a base com pincel sintético comum
Com o pincel sintético comum também é muito prático para a aplicação da base. Ao utilizar, faça sempre movimentos leves, seguindo a ordem do passo a passo. Para finalizar, se a base ficar marcada, dê leves batidinhas no rosto com uma esponjinha ou com os próprios dedos. Eu, particularmente prefiro essa técnica.
Ponto positivo: ele absorve menos produto, o que evita desperdício de maquiagem.
Ponto negativo: pode deixar a pele marcada.
Esponja comum
Essa é uma das ferramentas mais acessíveis no quesito preço, pois seu preço gira em torno de R$5 e alguns kits com várias custam cerca de R$10. Para usar, basta colocar um pouco de base na mão, pegar o produto com leves batidinhas e aplicar também desta forma no rosto.
Ponto positivo: a aplicação fica com um acabamento muito bonito e ela é barata e rápida de usar.
Ponto negativo: ela absorve muito produto, então para usá-la é necessário colocar a base em outra superfície para diminuir o desperdício.
Com a Beauty Blender
A aplicação de base com as esponjas tipo “ovinho” é muito similar à esponja comum, mas seu formato anatômico facilita alcançar até os cantinhos mais difíceis do rosto, como as áreas próximas aos olhos e os cantinhos do nariz. É válido lembrar que a aplicação deve ser feita com leves batidinhas e não com “passadas”.
Ponto positivo: a aplicação é rápida e fácil.
Ponto negativo: ela acaba acumulando mais sujeira que as outras opções, então a limpeza deve ser um pouco mais frequente e ela também absorve mais produto.
Dúvidas:
O que vem primeiro: o primer ou a base?
Na preparação da pele, para obter um resultado mais satisfatório na maquiagem, após higienizar, tonificar e hidratar, aplica-se o primer e em seguida a base. Ele vai fechar ainda mais os poros, permitir um maior controle da oleosidade e dar mais durabilidade para esta base.
Existe uma quantidade certa para passar?
A quantidade de base a ser aplicada depende do tipo de cobertura, a quantia vai refletir no resultado proporcionando uma pele mais leve ou mais densa. Durante o dia, por exemplo, o ideal é uma cobertura mais leve. Deve-se tomar cuidado também para não aplicar produto demais e a base acabar craquelando.
Toda vez que eu usar base devo passar pó?
Isso fica a critério de cada um. Peles maduras devem evitar o pó ou usá-lo só na zona de maior oleosidade, pois o pó evidencia marcas de expressão.
0 Comments