Daí, você lava o cabelo, hidrata, condiciona, passa o leave in, creme de pentear, finalizador… e quando os cabelos secam as pontas espigadas aparecem com aquele aspecto ressecado, áspero que ficam em destaque. Ninguém está livre de pontas duplas, nem quem cuida “religiosamente” dos cabelos. Elas podem ser causadas pela carência de vitaminas, falta de umidade dos cabelos, falta de hidratação, poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal. Ufa. Então vocês já viram que temos uma desafio diário, né?
Quer saber o que acontece com o fio?
O fio de cabelo é formado por medula, córtex e cutícula, que é a camada externa composta por várias camadas sobrepostas.
Quando o cabelo está saudável, essas três camadas ficam unidas e seladas. Quando não, as escamas ficam abertas, o que deixa a estrutura interna exposta e sem proteção, o que leva os fios a se dividirem no comprimento.
Vocês podem até me achar cruel, mas vou dizer o seguinte, o cabelo pode estar brilhoso, forte, viçoso, cacheado… mas se tiver com ponta dupla fica assustador. O melhor para “acabar com o mal pela raiz” é seguir os conselhos dos cabeleireiros: cortar as pontas a cada três meses.
Existe também um tratamento conhecido como velaterapia. É só deixar os cabelos queimarem sob a chama de uma vela. Não, eu não estou louca e não aconselho ninguém fazer isto em casa. Existe salões especializados nesta técnica, se tiver coragem e interesse… Várias famosas recorrem à velaterapia. Primeiro o cabelo precisa passar por uma avaliação, logo em seguida por um processo de nutrição e só depois é possível fazer a velaterapia. Aí o profissional separa o cabelos em mechas bem finas e torce cada uma delas antes de passar a chama da vela.
O envelhecimento dos fios também é um dos resultados das pontas duplas, triplas, quadruplas… acreditem, as pontas podem se dividir em várias partes. Sem contar que aquela ponta pode desfiar até a raiz.
Não estamos livres definitivamente das terríveis pontas duplas, mas podemos evitá-las, ainda bem. Então, vamos ANOTAR algumas dicas para impedir o aparecimento das temidas e assustadoras pontas duplas:
EVITE muita exposição do cabelo ao sol – o uso de produtos com filtro solar forma um filme protetor que reveste os fios e age como uma barreira contra a ação dos raios UV, livrando seus caracóis da desidratação, ressecamento, quebra e do efeito opaco e do “efeito palha” nas pontas. O Uso de chapéus também é indicado para proteger as madeixas.
CUIDADO com os alisamentos, descolorações, tinturas… Tratamentos químicos devem ser feitos em salão de sua confiança, e NUNCA em casa.
EVITE o uso errado e o excesso do uso de chapinha ou escova.
NUNCA prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.
NÃO dispense o condicionador – Existe uma certa polêmica quando se falar em uso de condicionador até entre alguns profissionais. Uns acham que não é necessário utilizá-lo depois que você já hidratou os cabelos, mas o condicionar estabiliza o pH dos fios, por ser mais ácido que o shampoo. Portanto, o seu uso é indispensável para fechar as cutículas, independente do seu tipo de cabelo. Ele auxilia também na retenção da coloração e prolonga a ação das químicas que modificam a estrutura capilar. A umectação, hidratação, o correto condicionamento são muito eficazes para evitar que as pontas duplas apareçam.
Coisas que você precisa saber:
Se você compra aqueles reparadores de pontas achando que eles vão selar as escamas definitivamente e te livrar “para todo sempre “ das pontas duplas, desculpe te informar, esqueça, nem gaste o seu rico dinheirinho. Estes produtos servem para disfarçar o efeito das pontas duplas, mas só duram até a próxima lavagem, não passa disto.
Os Shampoos e condicionadores que também prometem o milagre de acabar definitivamente com as pontas duplas são contos de fada. Na verdade, se forem aqueles hidratantes e emolientes funcionam na pre-ven-ção.
Os tratamentos com cosméticos ajudam a evitar o aparecimento, mas não acabam com as pontas duplas, outros, apenas disfarçam, amenizam a aparência. O único “milagre” capaz de acabar com estas pontas, imediatamente é a velha vitamina “T” – a tesoura.
Beijos e até mais!
0 Comments