Porque o cabelo fica branco depois que usamos alguns cremes? Algumas meninas reclamam que o creme deixa o cabelo branco assim que passam, outras percebem o efeito esbranquiçado depois que os cabelos secam. Certamente ninguém passa creme de pentear para ficar com aquela “farofa” na cabeça, mas para sanar este “problema” vamos por partes, o primeiro passo é conhecer a estrutura do cabelo.
Facilmente identificamos se o fio de cabelo é liso, crespo ou cacheado. Cientificamente, significa que há uma diferença do formato do fio de cabelo que afeta tanto as características físicas do fio (lisos, crespos ou cacheados), como a resistência mecânica (pente, escova…) e as propriedades de superfície, como também a reação quando expostos a agentes químicos. Os cientistas reconhecem três tipos de fios:
Só pra gente entender:
No cabelo afro o folículo cresce deitado, o que dificulta a absorção de qualquer nutriente, água ou até mesmo do oleosidade natural ao longo do fio
O caucasiano pode ser liso, ondulado ou frisado o folículo cresce de forma oblíqua
Já o asiático é aquele liso o folículo é reto
É fácil perceber que o fio que cresce reto (o liso) a absorção dos produtos ou até da água é mais fácil, já nos afros isto se torna mais difícil pelo formato (vários anéis) e pelas escamas. Mas já que optamos por não mudar a estrutura dos fios, temos que aprender a lidar com eles, seguindo algumas dicas básicas para que o cabelo absorva o creme de pentear e evite que fiquem brancos:
1 – Hidrate os cabelos
Quanto mais hidratado, mais fácil de tratar. Quando o cabelo está ressecado fraco, frágil ou com ponta dupla as cutículas estão abertas o que torna os fios ásperos. Em cabelos cacheados e crespos, o caso é mais sério porque o formato não deixa que a oleosidade natural das madeixas chegue até as pontas e deixa a extensão dos fios mais ressecadas que os lisos. Cabelo ressecado NÃO ABSORVE o creme de pentear. Você vai aplicar e o creme ficará na superfície do fio e o resultado é aquele aspecto de cabelo esbranquiçado que muitas pessoas confundem com caspa.
2- Escolha o creme certo
Invista em produtos em gel, emolientes ou que tenha óleo na sua composição. Este tipo de creme adere melhor ao fios e evitam o aspecto esbranquiçado. Caso você prefira aqueles cremes mais espessos, que definem melhor os cachos adicione um pouco de óleo.
3- Não exagere na quantidade
Vamos combinar que cada cabelo necessita de uma quantidade de creme. Isso depende do comprimento, volume… Já falamos aqui sobre isto, mas a verdade é que na maioria das vezes o nosso exagero é responsável pelo aspecto branco nos fios, portanto, use com moderação.
4-Controle a quantidade de creme no Day after
Difícil acordar com os cachos amassados e não querer renovar aplicando creme, porque ninguém merece molhar os cabelos todos os dias. Aplicar creme só vai acumular e o resultado, no final do dia, é aquele cabelo que parece que caiu farinha. Então para não ter que passar por isto, pela manhã aplique reparador de pontas, mas se o cabelo tiver muito amassado umedeça com um borrifador com soro fisiológico ou creme diluído em água.
5- Não passe creme no cabelo molhado
Seque o cabelo antes de por o creme de pentear. Se o cabelo tiver molhado a tendência é que o creme escorra, o cabelo absorve melhor a água. Úmido ele absorve o creme mais rápido sem deixar o cabelo “branco”.
6- Faça fitagem
Fitagem é a técnica de dividir o cabelo em mechas para passar creme ou leave-in. O método ajuda a definir os cachos enquanto o cabelo absorve melhor o creme.
7- Utilize o Co-Wash
Co-Wash é a técnica de lavar o cabelo com condicionador. Pelo menos uma vez na semana experimente lavar o cabelo sem shampoo. O condicionador tem agentes emolientes quem limpam sem ressecar. É uma técnica indicada para quem lava o cabelo mais de uma vez durante a semana, a ideia é alternar com o uso de shampoo.
Mas se você percebeu que exagerou no creme, retire o excesso utilizando uma toalha de papel ou tecido de algodão secando das pontas para raiz, “amassando” os cachos.