Tire as suas principais dúvidas no nosso glossário cacheado!
BC e Transição:
Tipos de Cabelo:
Tipo 1- Liso
Tipo 2- Ondulado:
– 2A: costumam ser finos e fáceis de domar e são o estilo preferido das celebridades para dar movimento ao visual. Como são fáceis de manusear, uma opção é amassar o cabelo, para que ele ele seque com mais ondas.
– 2B: os fios desse tipo são mais ásperos e costumam ter mais frizz por estarem bem no meio da categoria que divide os lisos e os cacheados. Para ajudar a formar as ondas, invista em mousse ou finalizadores em creme, que controlam os arrepiados e ajudam na formação os caracóis.
– 2C: esse cabelo é quase cacheado, e, além de ter as mesmas características do 2B, tem mais volume, o que pode resultar em um visual sem definição se não for estilizado. Sua diferença entre as próximas categorias, é que ele mantém a raiz lisa, mesmo que em largura menor do que os outros tipos de ondulado.
(Fonte: Naturally Curly e Beleza Extraordinária)
Tipo 3 – Cabelo Cacheado:
– 3A: a diferença entre o 2C e esse tipo são os cachos abertos e definidos. Os caracóis são mais abertos e pesados, e conseguem manter o brilho. Além de um finalizador leve, por ser o tipo com o fio mais fino da categoria, produtos fixadores, como gel ou spray estão liberados porque o cabelo já tem seu design cacheado natural.
– 3B: os cachos são menores, em tamanho médio e deixam os cabelos mais volumosos. Por causa disso, tem mais frizz e ponta ressecada, já que o desenho do fio não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Além de finalizadores, esse tipo de madeixa precisa de anti-frizz para manter os fios longe dos arrepiados.
– 3C: a textura do fio é mais grossa, praticamente crespa. A diferença entre esse tipo de cacho e os mais encrespados é que ele continua com o desenho do fio mesmo se penteado, mas tem a mesma característica de armar depois de seco. Esse gênero tem mais tendência ao ressecamento e deve receber muitas hidratações, porque quanto mais saudável o cabelo, mais definido ele fica.
(Fonte: Naturally Curly e Beleza Extraordinária)
Tipo 4 – Cabelos crespos:
– 4A: esse tipo parece com o 3C, mas tem a textura mais grossa. O cacho é estreito, quase imperceptível e quando esticado, fica com formato em “S”. É uma madeixa que precisa de hidratação para ficar mais maleável e fácil de moldar.
– 4B: ele tem as mesmas características do 4A, mas a mecha tem um formato em “Z” em vez de “S”. É um cabelo muito denso e frágil que deve ser estilizado com cuidado, porque tem tendência a não segurar penteados e manter-se ao natural. Como é propenso a ressecamento, pomadas são uma opção para esse tipo, porque além de estilizá-los, conseguem levar mais oleosidade às pontas das madeixas afro.
– 4C: esse gênero é tão crespo e os cachos tão pequenos que são imperceptíveis e sem definição. Os cuidados são praticamente os mesmos do 4B, mas é preciso incrementar a hidratação com óleos capilares e ampolas, porque além do volume, esse cabelo costuma “nascer para cima”, ou seja, ficar naturalmente armado.
(Fonte: Naturally Curly e Beleza Extraordinária)
Umectação Capilar: O procedimento consiste em aplicar uma generosa quantidade de óleo vegetal, 100% puro, em todo o comprimento e aquecer os fios para potencializar a penetração. A umectação trata a matriz do cabelo, ou seja, de dentro para fora. O método melhora a elasticidade, proporciona mais brilho e aparência saudável. Os óleos mais indicados para realizar o processo são: óleo de coco, azeite de oliva e argan. Lembre-se denunca recorrer a óleos que contenham minerais, silicones, petrolados ou parafinas. (Via.)
Fitagem: É o processo manual de definição dos cachos. A fitagem é feita com condicionador e máscara e finalizada com leave-in.
Cronograma Capilar: O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos feita durante um mês, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
LOC: Significa “líquido – óleo – creme”.
5 Comments
Moane
Perfeito!!!