Olá meninas, tudo bem?
O post de hoje interessa a maioria as mulheres. Seja crespa, cacheada, lisa, alisada, relaxada, colorida…. enfim… para todas que recorrem ao processo químico para transformar a estrutura do fio ou simplesmente mudar a cor das madeixas. Então, nada melhor do que entender o que acontece com os cabelos antes, durante e depois da aplicação da química.
A cutícula é a película protetora do fio. Ao fazer qualquer procedimento químico, como uma coloração, alisamento, escova progressiva, permanente afro, relaxamento, o agente oxidante abre as cutículas capilares para que o pigmento ou química penetre. Com a alteração se dá com o movimento dessas cutículas, cada tipo de cabelo recebe as modificações químicas de uma maneira diferente. Quanto mais poroso, mais fácil será a entrada da química e mais difícil a manutenção, porque as cutículas dos cabelos porosos ficam mais abertas, facilitando a evasão do produto.
É nesse movimento de abrir e fechar as cutículas que está o segredo da hidratação. Muitas vezes, a alteração da estrutura natural capilar leva consigo a água e os nutrientes presentes no fios, provocando, além do ressecamento, a redução no brilho e o surgimento de pontas duplas. É nessa hora que entra o tratamento pós-química. É importante lembrar que o cabelo quimicamente tratado tende a perder massa e água com o tempo, então necessitam de cuidados maiores, então, hidratação nunca é demais. Aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes na composição como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade e hidratação natural dos fio. Isto acontece porque o PH. Ah, o PH significa potencial hidrogeniônico, é uma faixa de potencial eletrônico que determina se o meio está ácido, básico ou neutro a partir de uma análise. O pH ácido sela a cutícula dos cabelos e ajuda a preservar a hidratação, a cor depositada nos cabelo assim como outros tratamentos e nutrientes. O pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Os produtos que modificam quimicamente os cabelos possuem o pH alcalino, pois abrem as cutículas, por isto existe o processo de neutralização e geralmente esse passo é ácido, para restabelecer e reequilibrar o pH dos fios. No mercado também existe acidificantes no mercado, que devem ser usados depois de colorações e procedimentos desse tipo para equilibrar o PH dos fios, e é exatamente isto que os produtos pós química fazem.
Vamos listar alguns tratamentos que conhecemos com precinhos que cabem dentro do nosso orçamento.
Linha Pós-Química Capicilin:
Escudo antiumidade de longa duração.
Reduz as pontas duplas e elimina o frizz.
Ajuda na reconstrução das partes porosas e quebradiças.
A fórmula exclusiva Pós Química, à base do Complexo Reconstrutor (Queratina, Creatina e Óleo de Abacate) + Silicones Especiais + Filtro Solar, ajuda na reconstrução das partes porosas e quebradiças do fio.
A linha promete cabelos fortes, nutridos e disciplinados a cada lavagem. Brilho intenso, maciez e ação anti-frizz.
Linha Pós-Química Niely Gold
A linha Niely Gold Pós Química promete cuidar dos cabelos danificados por processos químicos, com o precioso Óleo de Argan que trata profundamente as partes mais secas e quebradiças.
Linha Pós-Química Natura Plant
O Creme Dia e Noite Revitalização Pós-química cuida dos cabelos que sofreram a ação de processos químicos. Ele é feito para usar durante o dia, para melhorar a aparência do cabelo. Ou à noite, quando o cabelo estiver precisando de um cuidado mais intenso. Como os outros produtos da linha Revitalização Pós-química, ele é feito com óleo de noz-pecan, que uniformiza as cutículas, recuperando componentes perdidos durante os tratamentos químicos, deixando seu cabelo do jeito que você gosta: bem forte, bem saudável.
Linha Seda Pós Alisamento Químico
Fonte: Livro Cabelos & Looks
Imagens: Google
2 Comments
Rose Carla
Menina,amei a o post! explicação showw!! meu cabelo ta muito ruim depois q eu pintei,estou hidratando pra ver se melhora,gosto muito da linda da natura sempre fizeram bem pro meu cabelo! bjjj