Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, fizemos uma visita a Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro da Santa Cruz. Passamos uma manhã deliciosa, trocando experiências com as alunas da escola, a maioria negra.
Foi uma visita enriquecedora! Falamos sobre cuidados com o cabelo afro, identidade, racismo, empoderamento, estética, autoestima e representatividade. Além disso fizemos uma oficina de turbantes e maquiagem.
O dia da consciência negra foi instituído faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares , morto no dia 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana negra assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Além disso, a data chama a atenção para o racismo que existe no Brasil. Mesmo após a abolição da escravatura, de forma oficial, em 1888 os negros até hoje resistem lutando contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão que implica segregação socioeconômica, no etnocídio e genocídio da população negra.
1 Comments
garet
Obrigado pela informação. Muito util ! Aconselho-o a verificar o website http://calendario-feriados-brasil.com.br/quantos-feriados/consciencia-negra/ para mais informações sobre o dia da consciencia negra